Vale à pena investir no capital humano da sua empresa? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

domingo, 26 de maio de 2013

Vale à pena investir no capital humano da sua empresa?

Nós imaginamos que investir no capital humano (nas pessoas) é sempre bom para as empresas. Por exemplo: (a) o investimento no capital humano poderá aumentar a produtividade dos colaboradores das empresas; (b) o retorno social do investimento no capital humano é maior do que o retorno do investimento no capital físico (esses dois resultados foram encontrados na Europa - clique aqui para maiores informações); e (c) existem também diversos benefícios voltados ao controle gerencial, como auxiliar o colaborador a fazer um bom trabalho - maximizando o valor da empresa, dessa forma (MERCHANT; VAN DER STEDE, 2012: aqui uma das edições do livro).

Tenho visto algumas pesquisas, recentemente, sobre o tema. De vez em quando, quando vejo uma pesquisa sobre isso, gosto de dar uma olhada. Isso porque esse foi meu primeiro tema de pesquisa (quando minha professora de Contabilidade Básica falou sobre Capital Intelectual comigo - infelizmente, nunca terminei esse artigo). No final do semestre passado, na UFPB, uma aluna orientada pelo Professor Paulo Roberto Cavalcante fez sua monografia sobre o tema: isso também foi muito interessante para mim.

Então, voltando ao tema do post, uma pesquisa publicada recentemente no Journal of Intellectual Capital apresentou mais algumas evidências sobre a importância do investimento no capital humano, enfocando na questão da divulgação voluntária desses investimentos.

A amostra da pesquisa foi composta por empresas alemãs, no período entre 2005 a 2008, gerando uma amostra de 369 observações (algo em torno de 92 empresas por ano). Com base nessa amostra, utilizando dois modelos de avaliação de empresas, o autor encontrou que a informação relacionada aos investimentos em capital humano é importante para o valor de mercado da empresa (ou seja: é value relevant), porém essas informações não são absorvidas pelo mercado de forma imediata: há um período para a absorção delas (o que pode apontar evidências de que os investidores utilizam essas informações para os seus investimentos de longo prazo).

Sobre as implicações práticas desses resultados, o autor afirma que a empresa poderá melhorar o seu valor no mercado de capitais por meio da divulgação dos seus investimentos no seu capital humano, além de também dar suporte aos órgãos reguladores no que tange à definição das informações relevantes sobre o capital humano que deverão ser divulgadas pelas empresas no futuro.

O artigo "Value relevance of human capital information", escrito por Gamerschlag pode ser acessado clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate