quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Brasil no Financial Times: ascensão da classe média e o poder das telenovelas

Dia 22 de fevereiro de 2013 as telenovelas brasileiras viraram notícia. E a notícia não é no Brasil e muito menos sobre o andamento da novela. A matéria no Financial Times (leia clicando aqui) traz como "manchete" a seguinte frase: Brazil’s latest telenovelas reflect the tastes and hopes of a rapidly rising middle class, dando destaque à já concluída "Avenida Brasil".

Fora a parte que trata da ascensão (do consumo) da classe média, o Financial Times (FT) dá uma ênfase especial ao fato de que a nossa Presidenta Dilma teve que remarcar um comício da campanha eleitoral para as prefeituras (leia aqui) e que houve a emissão de uma nota informando sobre o risco de apagão devido ao consumo de energia excessivo durante o último capítulo da novela (lei mais aqui).

Além desses fatos (que me fazem ficar um pouco envergonhado) o FT traz o exemplo de Jacqueline Luzia da Silva que mora em um bairro periférico, comprou sua casa com ajuda do crédito da Caixa Econômica Federal e, tem doutorado em sociologia, caso raro para a Classe C (como enfatizado pelo FT), assim como há a ênfase de que a ascensão da Classe C foi causada pelo crédito e que sem ele isso não aconteceria.

Isso me faz pensar sobre a sustentabilidade desse crescimento da classe média. E se o crédito acabar?

A ascensão da classe média brasileira também já foi notícia no Wall Street Journal, com o Corinthians como exemplo (leia aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...