quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia do Contador - Mensagem do CFC

 Não sou muito ligado em datas comemorativas, mas tenho que concordar com uma coisa: elas são importantes para a mobilização de pessoas que têm um mesmo objetivo. 



 



No nosso caso, dos Contadores brasileiros, esse dia é importante para que divulguemos nossa profissão, mostrando nossa relevância para o processo decisório. Não somos nós as pessoas que têm como principal função apurar impostos, declarar imposto de renda de pessoa física ou, muito menos, elaborar folha de pagamento. Nós temos que mostrar a nossa função principal que fornecer informações úteis. Façamos nossa parte, divulgando, inicialmente, nosso dia. Após isso, mostremos aos nossos usuários o que nós podemos fazer, de fato.





Parabéns a todos os Contadores e participem dos eventos realizados pelo CRC do seu estado e demais órgãos de classe.



 



 



Mensagem Dia do Contador

Comunicação CFC
 
Neste Dia do Contador - 22 de setembro -, o Conselho Federal (CFC) e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) se orgulham de possuir registros ativos de quase 300 mil contadores no País. Uma das maiores categorias profissionais brasileiras, há hoje 161.075 homens e 129.647 mulheres que abraçaram esta profissão de crescente prestígio no Brasil e no mundo.
Ao lado dos técnicos em contabilidade, os contadores somam atualmente quase meio milhão de contabilistas (489.794), designação que engloba os profissionais de nível técnico e os de nível superior.
Recordando aspectos históricos, a data comemorativa ao Dia do Contador faz alusão à assinatura do Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, que instituiu o ensino de Contabilidade em nível superior no território nacional. Poucos meses depois da criação do curso de Bacharel em Ciências Contábeis, foi publicado o Decreto-Lei nº 9.295, em 27 de maio de 1946, criando o Conselho Federal de Contabilidade e definindo as atribuições do Contador e do Guarda-livros - os quais posteriormente passaram a ser designados Técnicos em Contabilidade.
Decorridos 65 anos da regulamentação da profissão, os contadores hoje atuam em mercado de trabalho bastante sofisticado, com atribuições cada vez mais complexas, exigindo domínio de conteúdos multidisciplinares e a incorporação de conhecimentos há alguns anos inexistentes na realidade da profissão, como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Extensible Business Reporting Language (XBRL), o International Financial Reporting Standards (IFRS) e outros.
Além desses motivos a comemorar, o Brasil mereceu, recentemente, o reconhecimento dos normatizadores da área contábil da América Latina e do Caribe, que incumbiram o CFC de presidir o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), entidade criada oficialmente um junho deste ano.
Os contadores brasileiros, que no seu dia-a-dia tanto se dedicam a prestar relevantes serviços profissionais, contribuindo, decisivamente, para o crescimento sócio-econômico do País, para a crescente valorização da profissão contábil e para o prestígio político da Classe, são credores de muitos méritos a serem comemorados.
Parabéns, Contadores brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...