quinta-feira, 10 de março de 2011

Exame de Suficiência - Princípios de Contabilidade

No caso das questões sobre PC, irei postar as questões, com suas respectivas respostas e comentários quando for necessário. No caso das “teorias” é importante ler e interpretar seus conceitos.

1. (Analista do Banco Central, 2010) Na definição das Normas Brasileiras de Contabilidade, “o princípio fundamental de Contabilidade que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos  patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins
lucrativos” caracteriza o postulado da:

a) continuidade.  b) oportunidade.
c) entidade.        d) prudência.
e) competência.

 

Resolução:

A resposta correta é a letra C, sem sombra de dúvidas, de acordo com a Res CFC 750, com alterações. Só fica a dúvida quanto a utilização da palavra “postulado”, visto que a Entidade é um princípio. Que, segundo o prof. Luiz Eduardo Santos a expressão “postulado” era válida na deliberação CVM 29, de 1986 – já revogada.

 

2. (ENADE, 2009) A constituição das provisões para férias, décimo terceiro salário e dividendos propostos é uma conduta profissional que atende a qual principio contábil?


a) competência
b) consistência
c) continuidade
d) entidade
e) prudência

 

Resolução:

O princípio da competência nos diz que os fatos devem ser registrado a partir do seu fato gerador. As receitas e despesas deverão ser registradas, independente de seu recebimento ou pagamento. Com isso, temos como resposta a letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...