Por que ações são chamadas de papeis e juros de cupons? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Por que ações são chamadas de papeis e juros de cupons?

Para quem gosta de história e é tem curiosidade para saber o porquê de algumas pessoas chamarem as ações de papeis e os juros de alguns títulos de cupons, aqui está a resposta para a sua curiosidade.

Eu guardo essa ação e essa debênture na minha casa e de vez em quando levo para sala de aula para mostrar aos meus alunos o porquê de vermos algumas pessoas comentando sobre tal "papel" e falando sobre o "cupom" de uma determinada debênture ou título do Tesouro Nacional.

A explicação da debênture é a mais legal!


Explicação para a ação ser chamada de papel:






Explicação para os juros das debêntures serem chamado de cupons:

Por que os juros dos títulos (bonds) são chamados de cupons ("coupons")? . Muito antigamente os bonds vinham acompanhados do título principal para você resgatar o valor de face depois de alguns anos e esses cupons (papéis pequenos na parte de baixo) eram os pagamentos dos juros (normalmente) semestrais. . Você destacava o cupom e ia trocar por dinheiro a cada 6 meses. . Do mesmo jeito que as ações são chamadas de papéis por alguns até hoje... Quando vamos comprar um título desse, nós verificamos se ele tem ou não cupom. . Abaixo informações sobre esse título em específico que roubei do Professor @orleansmartins. Eu dei essa debênture de presente a ele em 2014. . Debênture da Companhia Petropolitana, do ano 1899, sob coordenação do Banco Alliança do Porto (Potugal). A Petropolitana Tecidos, fundada em 1873, com sede no Rio de Janeiro, hoje tem sua fábrica em Petrópolis tombada pelo Patrimônio Público Federal. . . #Investimentos #Investing #InvestimentoEmAções #BolsaDeValores #Bovespa #EducaçãoFinanceira #FinancialEducation #Aposentadoria #Retirement #Bovespa #StockMarket #Valuation #FundamentalAnalysis #AnáliseFundamentalista #EquityResearch #ContabilidadeMQ
Uma publicação compartilhada por Felipe Pontes (@felfelipepontes) em





2 comentários:

Translate