[CERTIFICAÇÃO] Dicas para aprovação na prova da ANCORD - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 12 de abril de 2017

[CERTIFICAÇÃO] Dicas para aprovação na prova da ANCORD



Em 2015 eu divulguei a lista de certificações profissionais dos meus monitores (Alef, Fred e Hallyson) e hoje tenho a honra de divulgar mais dois ex-monitores (do projeto de monitoria de 2016) que conseguiram a certificação de Agente Autônomo de Investimento, da ANCORD.

Para quem não os conhece, segue abaixo a foto de Elesandra Castro e Klerton Amorim. Eles estão trabalhando na área que eles queriam e isso foi conseguido com muita dedicação. Todos podem fazer isso, é só querer!



Segue abaixo o que eles têm a compartilhar com vocês sobre a preparação para a prova:


DEPOIMENTO E DICAS DE ELESANDRA CASTRO (ex-monitora)

Eu fiz a prova da Ancord em fevereiro e estava super ansiosa. 

O resultado só saiu uma semana depois, exatamente no dia do meu aniversário. Que bom que o resultado foi positivo. Passei! E na primeira tentativa! 

Para quem não conhece, a prova da Ancord é uma prova de certificação de conhecimentos, obrigatório para quem deseja trabalhar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI). O AAI é o profissional que presta o serviço de assessoria de investimentos. 

A função do AAI é ajudar os investidores a entenderem o funcionamento do Mercado, compreender os produtos financeiros, para então identificar os produtos adequados ao perfil do investidor, às suas necessidades e objetivos específicos. 

O conteúdo dessa prova é bastante extenso (você pode conferir aqui). Essa na verdade é a maior dificuldade da prova, o volume do assunto cobrado. Posso dizer que eu já tinha uma boa base para a prova por minhas experiências na graduação, na UFPB, e no estágio. 

No meu curso de graduação, Ciências Atuariais, estudei ao menos nove disciplinas diretamente relacionadas aos assuntos da prova, sendo três delas, Finanças Aplicadas I, II e III, com o Professor Felipe Pontes. 

Desde a primeira disciplina, eu identifiquei minha afinidade e interesse por finanças. Esse meu interesse me levou a ser monitora de Finanças Aplicadas e Administração Financeira. Ensinar alguém é a melhor forma de aprender. Aprendi muito durante os dois períodos em que fui monitora. Isso me ajudou muito a consolidar o conhecimento. 

Também fiz cursos oferecidos por projeto de extensão lá da UFPB (como os ofertados pela Sala de Ações) e fui a todos os eventos e palestras relacionados a finanças que eu pude ir. 

Outra experiência que facilitou muito o sucesso na prova da Ancord foi a experiência no estágio. Comecei o estágio em setembro de 2016 no escritório de agentes autônomos, SIRInvestimentos

Como estagiária, produzi diversos artigos sobre produtos financeiros para o blog do escritório, Liberdade para investir. Além do que aprendi no dia-a-dia, tive a oportunidade de fazer os dois cursos da SIR: Aprenda a Investir no Mercado Financeiro e Aprenda a Investir na Bolsa. 

Todas essas experiências me fizeram absorver bem o funcionamento do mercado e dos produtos financeiros. Para a prova, essa parte, precisei apenas revisar. 

Quando agendei a prova e comecei de fato o preparo para a certificação, me dediquei ainda mais aos estudos. Um dos materiais que usei, foi a apostila do Edgar Abreu, disponível online gratuitamente. A apostila em si é bastante resumida, mas é um bom guia, especialmente por conta dos exercícios - usei as questões como provocação para pesquisar assuntos específicos. 

Eu estudei também por alguns livros que tinha em casa. Os que eu mais usei foram Mercado Financeiro (FORTUNA, 2008), Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos eOperações (CVM série Top, 2014) e Mercado de Valores MobiliáriosBrasileiro (CVM, série Top 2014). Esse último eu ganhei do professor Felipe Pontes como prêmiode maior nota da turma na disciplina de Finanças Aplicadas I

Além dos livros e apostila, fiz pesquisas online, consultei as legislações exigidas, assisti a diversos vídeos no Youtube etc. 

A aprovação foi resultado de muitas horas de estudo sim, mas também da contribuição de Professores e colegas. Eu e Klerton (que também foi monitor e ganhou o prêmio de melhor aluno) colaboramos muito um com outro. Acredito que essa é a melhor estratégia: estudar com um amigo que esteja tão comprometido quanto você. 

Fora isso, é preciso apenas dedicação de tempo e concentração. Posso dizer que todo esforço valeu muito a pena!

DEPOIMENTO E DICAS DE KLERTON AMORIM (ex-monitor)

Durante a minha vida acadêmica na UFPB aproveitei todas as oportunidades com ênfase nos três pilares da estrutura acadêmica da UFPB: ensino, pesquisa e extensão

É claro que não foi fácil. Antes de tudo participei de várias palestras, congressos e eventos internos em Ciências Contábeis. 

Participei voluntariamente em um PROBEX (Extensão) com a Profa. Vera, logo depois tive à oportunidade de participar de um PIBIC (Pesquisa) em Finanças Públicas com o Prof. Josedilton, em que obtive um prêmio de iniciação científica no Congresso USP-2016. 

Como sempre tive interesse na área de Finanças, cursei disciplinas optativas em Finanças Aplicadas no curso de Ciências Atuariais da UFPB ministradas pelo Prof. Felipe Pontes, foi então, o momento que finalizei o ciclo dos três pilares da UFPB, participando de uma Monitoria (Ensino) em Finanças.

No final desse ciclo, participei de uma seleção e fui aprovado para um estágio no Mercado Financeiro em João Pessoa, mais precisamente na SIR Investimentos. Depois do período de estágio, recebi o desafio em ser um Assessor de Investimentos, para isso, precisei ser aprovado no exame da ANCORD, em que obtive 91% de aproveitamento. 

Abaixo elenquei algumas estratégias que fiz para conseguir obter o êxito no exame da ANCORD:
1° Passo: Ler todo o regulamento do exame;
2° Passo: Ler toda a apostila do Edgar Abreu da Ancord e CPA20, resolver todas as questões do site, aplicativos no Playstore da Ancord e CPA20;
3° Passo: Ler os livros TOP Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro e TOP Derivativos; e
4° Passo: Ler os manuais do CÓDIGO DE CONDUTA DO AAI, Regulamento de Operações – Bolsa, Guia Prático da Bolsa e os PRINCÍPIOS ÉTICOS E CÓDIGO DE CONDUTA DA ANCORD. 

*Os links dos livros e apostilas, ficaram ao final desse post

A prova é composta por 80 questões, e para ser aprovado precisa obter 70% de acerto, dando atenção aos módulos AAI, Ética, Lavagem de dinheiro, Mercado de Capitais e Derivativos que exigem no mínimo 50% de acerto. 

O tempo de prova é de 2 horas e 30 min, portanto, recomendo que além de seguir os 4 passos que listei, façam simulados constantemente para conseguir ser aprovado no Exame da Ancord. 

Agradeço ao prof. Felipe Pontes, pelo apoio e oportunidade em contar um pouco de minha trajetória na UFPB até o mercado de trabalho, aproveitem as dicas e as oportunidades na universidade!

Links dos Livros e Apostilas Apostila Ancord: Apostila CPA20: 
Apostila Ancord
Apostila CPA20
Guia Prático da Bolsa
PRINCÍPIOS ÉTICOS E CÓDIGO DE CONDUTA DA ANCORD
Livros TOP CVM 

11 comentários:

  1. Muito bom, Felipe. Seria interessante, se possível, divulgar aqui no blog, também, o depoimento de Luiza, que passou na seleção para trainee em uma das big four. Seria bastante motivador, inclusive para alunos de outras instituições. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Raul. Vou tentar ver isso. Acho que até divulguei aqui no blog os slides que ela usou na apresentação que fez falando sobre isso.

      Excluir
  2. Muito boa as dicas! Obrigado!
    Gostaria de saber também como são as questões da prova, se são parecidas com as dos simulados do Edgar Abreu ou de algum outro... Irei fazer a prova semana que vem e estou fazendo a maior quantidade de questões possíveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou querendo saber! Estou gabaritando os simulados do Edgar, as questões são similares?

      Excluir
    2. Oi Raphael e Rodolfo. As questões são na grande maioria bastante similares. A exceção é a parte de derivativos, as questões da prova são mais avançadas.

      Excluir
    3. Fiz a prova ontem, as questões ssã bem diferentes dos simulados, procure aprender realmente os assuntos envolvidos, derivativos principalmente e assuntos relacionados a CVM.

      Excluir
  3. Marco Aurélio Mendonça16 de abril de 2018 às 15:11

    Boa tarde.
    Cheguei neste site por busca de informações sobre a prova da ANCORD.
    Só gostaria de informar que os links dos livros da série TOP da CVM estão desatualizados. O portal foi atualizado e os links foram modificados.
    Você consegue os links atualizados de cada livro nesta área do portal da CVM:

    https://investidor.cvm.gov.br/publicacao/LivrosCVM.html

    Abraços e sucesso !!

    ResponderExcluir
  4. Há bastante oportunidade para o profissional (AAI) no mercado brasileiro? Estou pensando em fazer a prova, mas vi alguns comentários sobre não valer a pena ou não ganhar muito bem nesta área. Fiquei preocupado, uma vez que a prova é um pouco cara e eu poderia ocupar o tempo de estudo para outras coisas (como uma pós-graduação ou um concurso público). Não sei se vão responder, mas desde já, agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, eu não sou AAI, mas conheço vários que ganham muito dinheiro. Depende mais de você e dos seus contatos. É preciso conhecer pessoas para torná-las seus clientes e atender bem essas pessoas para que elas te indiquem a outras pessoas que tenham mais dinheiro e que te indiquem a outros e assim vai...

      Excluir
  5. Análise de Investimentos por Investidores e traders,cotações de ações,gráficos,notícias e discussões do mercado em tempo Tips de investimentos financeiros real.

    ResponderExcluir

Translate