quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

[Finanças] Plano de ensino e planejamento das disciplinas de 2016.2

Abaixo vocês podem conferir algumas informações sobre as disciplinas que ficarão sob a minha responsabilidade neste semestre.

Para ter acesso ao planejamento das aulas, clique no nome de uma das duas disciplinas que estão listadas abaixo:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (1202169):
Objetivo: Introduzir os alunos ao pensamento financeiro, com os conceitos clássicos e fundamentais da moderna teoria financeira.
Conteúdo: Introdução à ciência das Finanças. Ambiente Financeiro Brasileiro. Valor do Dinheiro no Tempo. Risco e Retorno. Teoria do Portfólio. Modelo de Precificação de Ativos.
Habilidades e competências: O aluno desenvolverá habilidades quanto à análise das relações entre risco e retorno dos ativos, estimação da exposição de determinados ativos ao risco sistemático, bem como desenvolverá habilidades quanto ao gerenciamento de carteiras de investimentos. 
Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow; (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.
Avaliação:
1ª nota: 10% da nota será consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela), 30% será baseada em uma apresentação de seminário e 50% é decorrente de uma prova.
2ª nota: a nota será 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% da soma dos exercícios e trabalhos realizados e 70% decorrente de uma prova.
3ª nota: a nota será 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% da soma dos exercícios e trabalhos realizados, 40% decorrente do relatório final da carteira que foi trabalhada durante o semestre (apresentação oral e documental) e 30% decorrente de uma prova.
Referências básicas:
ELTON, Edwin J. et al. Moderna teoria das carteiras e análise de investimentos. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FABOZZI, Frank J.; MARKOWITZ, Harry M. (Ed.).The theory and practice of investment management. John Wiley & Sons, 2002.

ROSS, Stephen A. et al. Fundamentos da administração financeira. 9ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
 Referências complementares (apenas os livros - os demais materiais estão disponíveis no SIGAA):
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano G. Curso de administração financeira. 2. Atlas. 2011
BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad. Fundamentals of corporate finance. 2. pearson. 2012
BRUNER, Robert F. Estudos de casos em finanças: gestão para criação de valor corporativo. 5. Mc Graw-Hill. 2009
COCHRANE, John H. Asset Pricing. . Princeton university press. 2009


FINANÇAS III (1202301):
Objetivo: Analisar conceitos mais específicos e avançados das Finanças a nível nacional e internacional.
Conteúdo: Oferta Pública Inicial. Decisões de Financiamento. Fusões e Aquisições. Falência. Reorganização e Liquidação. Derivativos e Administração de Risco. Administração Financeira Internacional.
Habilidades e competências: Após esta disciplina, espera-se que os alunos tenham habilidades mais aprofundadas de finanças corporativas e valuation.
Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow;  (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.
Avaliação:
1ª e 2ª nota: 10% da nota será consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 30% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela – inclusive a “mini prova” aplicada antes do início de algumas aulas) e 60% será baseada nas apresentações de artigos e discussões de estudos de caso.
3ª nota: a nota será 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela – inclusive a “mini prova” aplicada antes do início de algumas aulas), 30% será baseada nas apresentações de artigos e discussões de estudos de caso e 50% será referente à versão final do artigo da disciplina.
OBSERVAÇÃO: as notas terão pesos diferentes, sendo respectivamente: 20%, 30% e 50% da nota final. Caso o desempenho dos alunos nas apresentações e discussões dos estudos de caso não seja conforme o esperado, os casos serão trocados por provas sem consulta. 
Referências básicas:
BRUNER, Robert F. Estudos de casos em finanças: gestão para criação de valor corporativo. 5. Mc Graw-Hill. 2009
ELTON, Edwin J. et al.. Moderna teoria das carteiras e análise de investimentos. 8. Elsevier. 2012
ROSS, Stephen A. et al.. Fundamentos da administração financeira. 10. AMGH. 2016
 Referências complementares (apenas os livros - os demais materiais estão disponíveis no SIGAA):
ALMEIDA, Vinício S.. O papel do intermediário financeiro em aberturas de capital no Brasil. 1. Tese. 2010
BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad.. Fundamentals of corporate finance. 2. Pearson. 2012

GUERARD JR., John B.; SCHWARTZ, Eli.. Quantitative corporate finance. . Springer. 2007

IUDÍCIBUS, S.; LOPES, A.B. (coord.).. Teoria avançada da contabilidade. . Atlas. 2008

MENDONÇA, Álvaro A.. Hedge para empresas: uma abordagem aplicada. . Elsevier. 2011

TIROLE, Jean.. The theory of corporate finance. . Princeton University Press. 2006

VERNIMMEN, Pierre et al.. Corporate finance: theory and practice. . John Wiley & Sons, Ltd. 2009

WELCH, Ivo. A first course in corporate finance. . .. 2006

Os materiais impressos estão na "xerox" de Júnior. A pasta de Administração Financeira é a Div18 e a de Finanças III é Con24.

É importante que os alunos assinem a newsletter do Blog, para receber os materiais postados diretamente em seu email.

Horários e salas:

Administração Financeira (turma 1 - manhã): Sala CCSA 234
Administração Financeira (turma 2 - noite): Sala CAD 103
Finanças Aplicadas III (turma 2 - noite): Sala CCSA 203

HoráriosSegTerQuaQuiSexSab
08:00 - 08:50------------1202169---
08:50 - 09:40------------1202169---
10:40 - 11:30------1202169---------
11:30 - 12:20------1202169---------
19:00 - 19:50---1202301------1202169---
19:50 - 20:40---1202301------1202169---
20:40 - 21:30------1202169---1202301---
21:30 - 22:20------1202169---1202301---

Horários de atendimento dos monitores: a ser definido entre os alunos e os monitores, com a restrição de ocorrer apenas uma vez na semana e em um horário em que a maioria dos alunos possa estar presente.

O contato comigo poderá ser feito por email (luizfelipe@ccsa.ufpb.br) ou no Ambiente dos Professores número 67, nas quartas-feiras das 16h00 às 18h00.

Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!

  1. Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar o trabalho.
Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do Professor com antecedência.
A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.
2.      Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, e for muito importante, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;
3.      participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;
4.      Os exercícios deverão ser entregues feitos a mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);
5.      Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;
6.      Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;
7.      Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tabletsnotebooksnetbooks e semelhantes não tem utilização permitida;
8.      As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.
9.      É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota a cada ocorrência. O Professor também pode optar por atribuir nota ZERO à prova;
10.  Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.
11.  As provas terão início no horário normal da aulaApós a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;
12.  Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;
13.  Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);
14.  Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário). O Professor solicitará o telefone de alguns alunos da turma, para entrar em contato no caso de uma urgência;
15.   Trabalhos enviados por email: apenas contarão para a nota os trabalhos que o professor confirmar o recebimento do email; 
16.  Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;
17.  Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;
18.  As aulas não podem ser gravadas;
19.  Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final;
20. Eu costumo fazer cold calls, então é importante que os alunos estudem previamente o material da aula, para não ficar sem saber o que responder;
20.  Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...