segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A competição por melhores informações reduz o custo do capital? Até que ponto?!

Neste artigo (clique aqui para baixar) nós buscamos analisar o efeito da competição por melhores informações no custo do capital próprio das empresas brasileiras.



A competição por informações é capaz de reduzir o custo do capital próprio das empresas brasileiras de Felipe Pontes


Nós partimos do pressuposto de que alguns "eventos" podem ser "previstos", desde que eu tenha acesso a informações melhores do que os meus concorrentes.

Dessa forma, à medida em que mais agentes informados buscam e usam informações sobre uma determinada empresa para realizar seus trades, recomendações de compra/venda etc., mais informativo (eficiente) se tornará o sistema de preços (pois conterá muita informação). Como o sistema de preços se tornará mais informativo, a assimetria informacional será reduzida. 

Nós esperávamos, quando da elaboração desse artigo, que esse efeito pudesse ser ainda mais evidente em um país menos desenvolvido como o Brasil, porque a literatura dessa área (slides 6 e 7) parece não ter chegado a um consenso, mas nos emergentes há uma maior proximidade do que se pode chamar de consenso. 

Sendo assim, nós analisamos não apenas se a competição por informações é capaz de reduzir a assimetria informacional, tendo como consequência a redução do custo do capital, mas também até que ponto esse benefício da redução do custo do capital poderia ser observado, uma vez que a competição reduz a assimetria informacional e isso reduz a vantagem de se gastar recursos para obter as melhores informações.


Na imagem abaixo (slide 16) podemos ver que a competição por informações tem capacidade de reduzir o custo do capital das empresas que estavam na amostra da pesquisa e que esse efeito de redução do custo do capital se torna mais evidente à medida em que o ambiente informacional da empresa piora (custo do capital mais alto).


Na imagem abaixo (slide 17) nós evidenciamos que empresas que possuem muita competição por informações (geralmente empresas grandes e com muita cobertura de analistas) não se beneficiam mais do efeito redutor da assimetria informacional causado pela competição por informações, porém empresas que têm uma baixa competição por informações recebem ainda os benefícios da redução da assimetria informacional por meio da redução do custo do capital próprio. 

Isso ocorre porque empresas que são muito visadas por analistas já não têm muitas informações a serem descobertas (a exemplo de projetos que ainda não estão completamente acabados e nem foram divulgados, porém os analistas conseguem garimpar informações sobre ele), enquanto que empresas que possuem baixa cobertura de analistas ainda possuem muitas informações a serem descobertas (alta assimetria informacional).



Com esses resultados, é possível refletir sobre a importância de se atrair analistas para competirem pelas melhores informações sobre a empresa, de modo a reduzir o custo do capital. Todavia, também há um custo atrelado à atração de analistas. Desse modo, é importante atrair analistas até "certo ponto", pois chega um momento em que eles não impactam mais o custo do capital da companhia.

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