Título de capitalização (ou capetalização?) - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Título de capitalização (ou capetalização?)

queroficarrico.com
No último final de semana eu comecei um curso sobre gestão de cooperativas de crédito (como aluno) e um dos momentos mais marcantes não foi nem com relação ao conteúdo específico do curso (muito bom, por sinal), mas uma frase dita pelo Professor, que antes de conhecer as cooperativas de crédito trabalhava em bancos:


Eu vendi tanto título de capitalização nos bancos que eu pensei que fosse pro inferno, mas aí eu conheci o cooperativismo de crédito.  
Cada ano que trabalho com cooperativas compensa 3 anos que passei em bancos. Acho que não vou mais para o inferno.

Eu sempre gosto chamar a atenção dos meus alunos sobre o que é e o que não é investimento. O título de capitalização não é! Essa é uma forma de aposta "remunerada". Parte do que você gasta com ele forma o capital para pagar os sorteios, a outra parte é remunerada. Se você gosta de apostar, vá em frente. Mas vá sabendo que isso é aposta, não é investimento.

Uma das coisas que contribuem para esses títulos venderem tanto (além da falta de educação financeira e maldade dos bancos) é a forte propaganda. Vejam aqui, por exemplo. Um site que é confiável para boa parte da população, com uma propaganda que parece uma notícia dizendo para comprar e tentar realizar seu sonho.

Aqui estão 7 motivos para não comprar um título de capitalização. Sabendo desses motivos, espero que vocês não entrem nessa estatística que mostrou que o "investimento" preferido da alta renda são esses títulos de capitalização.

Finalizo com a hashtag que gosto de usar no Facebook: #SóOCooperativismoDeCréditoSalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate