PhD ou Dr? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 20 de outubro de 2015

PhD ou Dr?

Um tempo atrás eu postei no blog sobre a forma abreviada do título de mestre. Parece besteira (e é, explico jajá o que me motivou mais), mas como sou curioso e entendo que vocês também sejam... resolvi postar agora sobre a diferença entre PhD e Dr.

Na verdade, não existe diferença. E a motivação para escrever isso se deu porque durante o final de semana eu estive conversando com uns amigos e eles perguntaram quando eu terminaria meu doutorado (sexta e domingo, com pessoas diferentes)... quando eu disse que estava próximo, eles me perguntaram quando eu faria meu PhD. Essa pergunta já foi feita a mim algumas outras dezenas de vezes. Agora vi uma imagem que um colega compartilhou (está no final do post), e foi aí que resolvi postar sobre isso, pois pensei: poxa, tem tanta gente falando sobre isso, será que eu li errado?

A diferença reside apenas no fato de que aqui no Brasil, quem conclui um curso de doutorado, ou seja, tem graduação em alguma disciplina, cumpre todos os créditos do doutorado e tem sua tese aprovada, é chamado de doutor (Dr.) e não de Philosophiae Doctor (PhD ou Ph.D).

Existem vários textos falando sobre isso. O texto mais legal que achei, de forma resumida, foi escrito pelo Professor Dr. Antonio Augusto V. Cruz (da Faculdade de Medicina de RP-SP). Ele cita o famoso parecer 977/65 do MEC, para iniciar seu embasamento, para, no fim, mostrar que Dr = PhD, a diferença é que no Brasil usamos Dr e não PhD.

Retirado da fanpage "História da Depressão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate