O ato de estudar - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O ato de estudar

Hoje eu lembrei da época em que eu comecei a dar aulas, em 2007 ainda como Professor de matemática no Ensino Fundamental II (ginásio, na minha época de aluno). Eu não tinha experiência como Professor, nunca tinha estudado nada relacionado a essas coisas de "dar aula"... então resolvi pesquisar. Foi quando conheci o trabalho de Paulo Freire.

Em "A importância do ato de ler" eu encontrei algo que me marcou e ainda guia boa parte da minha vida profissional. Ele conta a história de Antônio e Pedro que tiveram alguns problemas de transporte, devido a um lamaçal. Eles pareciam não ser inteligentes, no sentido comumente utilizado da palavra. Todavia, tiveram um problema, analisaram/estudaram a situação e conseguiram sair de lá. É o que devemos fazer sempre. Mesmo com dificuldades, devemos estudar para resolver nossos problemas.

Segue um trecho do livro que trata disso:
O ATO DE ESTUDAR
B

Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fios
caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e
no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de
ver. Não importa que o estudo seja feito noutro focal e noutro momento, como
o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige
sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os
fatos que observamos
.
Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser
estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto
se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando
encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela
roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa
do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele
como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.
Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar é
não repetir o que os outros dizem.

Estudar é um dever revolucionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate