Método de estudos de caso em Finanças - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Método de estudos de caso em Finanças

Esse post foi divulgado inicialmente no blog Finanças Aplicadas Brasil, blog que eu mantenho junto com meus alunos de Finanças, na UFPB.

Como também se aplica aqui ao C&MQ, divulgo para vocês também:

Como parte das minhas metas para esse semestre (já implantei o blog e segunda-feira começarei com aulas práticas no laboratório de informática) estou inserindo o método de estudos de casos em finanças, para tornar a disciplina cada vez mais prática - porém sempre junto com a teoria subjacente aos temas.

Em Finanças Aplicadas I eu já encaminhei um micro caso de estudo para a turma. Contudo gostaria de aplicar casos mais amplos e mais reais. Como ainda estou no doutorado e não tenho tanto tempo disponível para isso, dadas as minhas outras atividades, comecei a pesquisar na internet alguns livros sobre estudos de casos em finanças. Encontrei em inglês. Como os alunos geralmente têm dificuldade para ler em inglês, eu teria que traduzir os casos. Então me surgiu uma ideia brilhante: será não tem esse livro aqui no Brasil traduzido?!

O livro "Estudos de casos em Finanças: gestão para criação de valor corporativo" é editado pela Mc Graw-Hill e traz diversos estudos de caso para utilizarmos com os nossos alunos. Inclusive posso utilizá-lo desde Finanças I até Finanças III.

Sexta-feira farei o primeiro teste com ele em Finanças III. Já li alguns estudos de caso e realmente são bem interessantes e gerarão algumas discussões em sala de aula, com base no que vimos teoricamente sobre o assunto.

Indico o livro não só aos professores, mas também aos alunos e profissionais da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate