[Novo livro] Análise de regressão com aplicação no GRETL - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 8 de outubro de 2013

[Novo livro] Análise de regressão com aplicação no GRETL

O GRETL é um software econométrico muito simples de usar - e bem parecido com o Eviews, além de ser gratuito (com vários idiomas, inclusive o português). Porém, apesar de ser simples, temos poucos materiais com a aplicações dele aqui no Brasil. Por este motivo, é importante para o objetivo do nosso blog divulgar esse livro.



O texto abaixo nos foi enviado por mensagem via facebook por um dos autores (Pedro Vartanian).

O livro aborda análise de dados por regressão linear de forma prática e autônoma, permitindo ao leitor, de modo prático e autônomo, fazer análise de dados pelo modelo de regressão linear utilizando dois aplicativos: microsoft Excel e o Gretl. Esse é o principal objetivo do livro “Econometria – Análise de dados com regressão linear em Excel e Gretl”. Ele possibilita ainda analisar e prever o comportamento de relações entre duas ou mais variáveis. Os conceitos e técnicas explorados ensinam, por exemplo, a estimar o nível de vendas segundo características da empresa e do seu mercado de atuação, e também prever o nível de crescimento dela com base no conhecimento do seu perfil financeiro.

Neste livro, os autores, Pedro Raffy Vartanian, Josilmar Cordenonssi Cia e Wesley Mendes-Da-Silva capacitam o leitor a estimar e realizar previsões em diversas áreas do conhecimento, desde Medicina até Direito, utilizando uma das mais populares ferramentas para suporte à decisão. Como, por exemplo, um publicitário pode estimar vantagens ou desvantagens de um anúncio em uma determinada mídia. A econometria permite ainda a realização da previsão de variáveis como PIB, inflação, entre outras.

Para facilitar a vida do leitor, o livro contém exercícios que enfatizam o aprendizado rápido, prático e aplicado para, assim, atender à demanda da maioria dos interessados pelo tema. Seu conteúdo completo conduz experimentos e análises pelo método da regressão linear, conforme o interesse do leitor em aprofundar seu conhecimento e o nível de sofisticação desejado para o seu trabalho, conferindo flexibilidade para suprir diversas necessidades.

Sobre os autores:

• Pedro Raffy Vartanian - Doutor em Integração da América Latina pela USP, mestre em Economia pela PUC-SP e economista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor adjunto de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Núcleo de Análise da Economia Contemporânea (NAEC) na mesma instituição. Suas áreas de pesquisa são macroeconomia, economia internacional e mercados financeiros com aplicação de modelos econométricos.

• Josilmar Cordenonssi Cia - Doutor e mestre em Administração pela FGV-EAESP e economista formado pela USP. É professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a decisões financeiras em ambiente de risco.

• Wesley Mendes-Da-Silva - Ganhador de diversos prêmios acadêmicos, doutor em Administração pela USP, professor de carreira da FGV-EAESP e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças (SBFin). Seus interesses de pesquisa são orientados a temas associados à inovação financeira.

O livro pode ser comprado no site da editora Saint Paul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate