Você sabe estudar? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 16 de abril de 2013

Você sabe estudar?

Talvez vocês não estejam estudando corretamente (e eu também não...). Dunlosky et al. (2013) analisaram 10 técnicas de estudo (com base na acessibilidade à maioria dos estudantes), avaliando a sua utilidade.

As técnicas analisadas são as seguintes:

  1. Interrogação elaborativa;
  2. auto explicação;
  3. resumo;
  4. destacar, grifar, marcar etc;
  5. mnemônica;
  6. imaginação/imagens para aprendizado de texto;
  7. releitura;
  8. testes práticos (exercícios);
  9. prática distribuída; e
  10. prática intercalada.
Para avaliar essas técnicas de estudo os autores controlaram os resultados por meio de quatro grupos: condições de aprendizado; características do estudante; materiais; e tarefas (criterion tasks).

Da forma como o artigo foi escrito, podemos ler separadamente cada seção para aprender um pouco mais sobre cada técnica de estudo. O que é interessante para quem quer aprender sobre novas técnicas para melhorar a produtividade do seu estudo.

É importante que os mais novos nas pesquisas tenham cuidadoao ler o trabalho, pois os resultados são restritos àquela amostra. Pode ser que no seu caso específico isso funcione, mas pode ser que não. Então devemos ter esse trabalho apenas como uma base.

Eu, particularmente, gosto de fazer resumos (quando estou estudando assuntos mais teóricos), não gosto de intercalar meus estudos (estudo até acabar o assunto). Quando estou escrevendo artigos e preparando aulas eu utilizo a interrogação elaborativa, mas acabo de perceber que quando estou estudando para uma prova, por exemplo, não faço isso (passarei a me policiar para fazer isso nas provas também). Em matérias de cálculo eu faço muitos exercícios, acho isso interessante.

Minha metodologia parece funcionar para mim. Pode ser que não funcione par você. Recomendo a leitura do artigo. E recomendo que analise a sua técnica de estudo e avalie os resultados para ver se é isso mesmo que funciona com você.

Abaixo segue a referência do artigo para quem quiser lê-lo:

DUNLOSKY, JHON et al. Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology. Psychological Science in the
Public Interest
, v.14, n.1, p.4-58, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate