Dia da Contabilidade: tantos dias para quê? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia da Contabilidade: tantos dias para quê?

Hoje eu tinha planejado não postar aqui no blog sobre isso (geralmente eu planejo sobre o que vou postar). Em algum momento da minha vida eu tive que organizar uma espécie de homenagem a todos os dias relacionados à Contabilidade, mesmo sem concordar muito com tudo isso. Porém algumas coisas têm me deixado menos empolgado a cada dia com esse tipo de comemoração (e não está relacionado apenas com os usuários da informação contábil, mas com os elaboradores da informação e outras "pessoas" que têm papel fundamental para a produção da informação).

Particularmente hoje, eu, infelizmente, tive contato com duas mensagens um tanto quanto "sem noção", feitas por duas "pessoas" que deveriam ser de fundamental importância para a nossa profissão. E isso aumentou ainda mais minha indignação, justamente no ano da forte campanha que vem sendo feita sobre "O ano da Contabilidade no Brasil".

Então me questionei: por que existem tantos dias relacionados à contabilidade, se os contadores não se valorizam? Consequentemente, não podemos cobrar que o governo (inclusive os contadores trabalham de graça para ele), empresas, ou os demais usuários da informação contábil valorizem nosso trabalho. É impossível isso acontecer!

Porém até então continuei com a ideia de não postar nenhuma homenagem, muito menos nenhuma indignação (não quis ser o único a fazer isso). Até que meu orientador, Professor Edilson Paulo, me indicou um texto publicado no Jornal do Comércio (clique aqui), escrito pelo contador Salézio Dagostim (leia também o comentário de Antônio Carlos), que fala, brevemente, sobre a história do dia 25 de abril (especificamente a partir de 1926). Sendo assim, hoje deveria ser o dia da Contabilidade, já que temos ainda as seguintes datas comemorativas durante o ano:

  1. 12/01 - Dia do Empresário Contábil;
  2. 22/09 - Dia do Contador; e
  3. 20/11 - Dia do Técnico em Contabilidade.
Proponho que os demais dias do ano sejam os dias da VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL, porque parece que hoje é o dia das frases feitas, das imagens montadas e das festas sem muito sentido. Do jeito que está, não faz sentido ter tandos dias para a contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate