Futebol e os investidores brasileiros - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Futebol e os investidores brasileiros

Estava olhando os artigos selecionados para o Encontro Brasileiro de Econometria, quando vi um trabalho que me chamou mais a atenção do que os outros (tanto pelo tema, quanto pelo fato de ser um dos poucos escritos em português - entendo que os autores buscam visibilidade internacional, mas fica parecendo que o evento nem é no Brasil). (Reli esse post hoje e, explicando melhor: é importante que tenhamos visibilidade internacional, mesmo o evento sendo no Brasil).

Machado (2012) avaliou o impacto dos jogos do Brasileirão de futebol sobre os retornos das ações das empresas negociadas na Bovespa, supondo que o humor dos brasileiros, pós-jogo, afeta os retornos das ações. Lembro (só do resultado, mas não da fonte) que até sobre o clima já foram encontradas evidências de que há impacto nos retornos dos ativos, visto que dias nublados as pessoas ficam mais tristes e menos confiantes, do que em dias mais ensolarados, afetando os retornos dos ativos. Da mesma forma como o clássico exemplo de relação espúria entre o tamanho das saias das mulheres que passam em Wall Street e os retornos dos ativos lá negociados - os investidores ficam mais felizes com saias menores?

Voltando ao trabalho de Machado (2012), o autor apresentou evidências de trabalhos anteriores que demonstraram que os resultados de eventos esportivos podem afetar os retornos dos ativos em diversas bolsas em todo o mundo. Dessa forma, o autor buscou averiguar se isso acontece também no Brasil.

As evidências encontradas pelo autor indicaram que "jogos do campeonato brasileiro parecem afetar retorno do mercado de ações em torno de 0,5 pontos percentuais, quando consideramos apenas os últimos jogos do campeonato".

Além disso o autor não conseguiu "encontrar evidência que jogos da seleção brasileira afetam o humor dos investidores".

O artigo completo pode ser lido clicando aqui.


Observação: dessa vez eu não divulgarei um problema de pesquisa, pois pretendo tentar respondê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate