sábado, 19 de maio de 2012

A relevância dos ativos intangíveis e do goodwill para as companhias brasileiras

ANÁLISE DO VALUE RELEVANCEDOS ATIVOS INTANGÍVEIS E GOODWILLNAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS

Vinícius Gomes Martins
Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão
Edilson Paulo
Aldo Leonardo Cunha Callado



RESUMO

Na avaliação das empresas, os ativos intangíveis constituem um grupo específico de bens, e as
informações referentes a esse grupo de elementos é constituído por intangíveis identificados e
pelo goodwillque é a expectativa de rentabilidade futura da companhia. Desde a apresentação
destes ativos de forma separada no balanço das empresas, no contexto brasileiro, pouco se
tem investigado quanto à relevância desses números para o mercado de capitais. Frente a isso,
o objetivo deste trabalho é analisar o value relevancedos ativos intangíveis identificados (ID)
e do  goodwill  (GW) reportados pelas companhias abertas brasileiras e, mais especificamente,
analisar se essas informações apresentam erro de mensuração significativo. Além de adaptar
as metodologias de Costa e Lopes (2007) e Morais e  Curto (2008), utilizou-se do modelo de
Feltham e Ohlson (1995) para empresas não financeiras de capital aberto, utilizando
informações trimestrais de 2010 e 2011, resultando  numa amostra de 437 observações. As
principais evidências apontam que, analisados isoladamente e em conjunto, os ativos
intangíveis identificados e o  goodwillapresentaram significância estatística na determinação
do valor de mercado das empresas, logo, ambos possuem  value relevance.  Observou-se
também, que o  goodwill  é avaliado de forma conservadora pela contabilidade, já os
intangíveis identificados são avaliados de forma agressiva. Por fim, verificou-se que os
coeficientes das variáveis ID e GW, estimados por meio do modelo de Feltham e Ohlson
(1995) foram significativamente diferentes de 1, o  que implica dizer, que ambas as variáveis
apresentaram erro de mensuração.
Palavras-chave: Ativos intangíveis; Erro de mensuração; Goodwil; Value relevance.

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