quinta-feira, 26 de abril de 2012

Será que o EVA® mais relevante que os Indicadores de Desempenho Contábeis Tradicionais?

Irei postar o resumo e o link dos nossos artigos (autores do blog) aprovados no congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2012.

Esse é o primeiro.

Análise dos Fatores que Impactam o MVA das Companhias Abertas Brasileiras: Será o EVA® mais Value Relevant que os Indicadores de Desempenho Tradicionais? 

Este trabalho teve por objetivo analisar o poder explicativo do EVA® e de outros indicadores contábeis tradicionais, avaliando qual dessas medidas está mais relacionada com a criação de riqueza para os acionistas. Para tanto, foram analisadas 748 empresas-anos, entre 2005 e 2010. Por meio da utilização de regressões em cross-section, usando o método dos mínimos quadrados ordinários, testou-se o conteúdo informacional do EVA e dos indicadores tradicionais, individualmente e em conjunto, quanto à explicação do valor de mercado adicionado, como proxy para a geração de riqueza para os investidores. Dessa forma, utilizaram-se seis equações univariadas, com a finalidade de analisar o poder explicativo relativo de cada uma das variáveis utilizadas no trabalho, sejam elas contábeis ou o EVA®. Após isso, utilizaram-se dois modelos multivariados: um contendo apenas as variáveis contábeis tradicionais e o outro com o acréscimo do EVA®, testando, por meio do teste de wald, a hipótese de que o EVA® adiciona conteúdo informativo aos indicadores contábeis tradicionais. De acordo com essa metodologia, observou-se que o EVA® não é mais value relevant que os indicadores tradicionais, pelos modelos univariados, porém adiciona conteúdo informativo ao conjunto de indicadores, na análise conjunta pelos modelos multivariados. 
 
Autores do Trabalho:
LUIZ FELIPE DE ARAÚJO PONTES GIRÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
MÁRCIO ANDRÉ VERAS MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...