domingo, 25 de março de 2012

O fim do dinheiro de papel está próximo?

Há tempos não tinha tempo para ler coisas fora da minha área de pesquisa e um dos sites que eu gosto de ler é o Baixaki. Cumprindo minha meta de estudo para esse domingo, resolvi ler essas coisas "off accounting sheet". Então eis que surge um post, lá no site, muito interessante e que bate com uma das minhas ideias para artigo, que tenho anotadas aqui na minha gaveta: uma "crítica" contábil ao papel - mas isso não vem ao caso, porque ainda nem comecei a escrever sobre (aguardem).

Segue o texto que fala sobre o "fim" do dinheiro de papel na Suécia. Só falta agora as vendas ficarem vinculadas ao sistema contábil utilizado pela empresa, sendo contabilizado automaticamente. Que modernidade, hein?!

Os contadores de débito e crédito iriam pirar!


Suécia está abolindo as cédulas de dinheiro

Conforme matéria da Associated Press, reproduzida no site Yahoo! News, a Suécia está abolindo aos poucos o uso de cédulas de dinheiro. De acordo com a publicação, o país foi a primeira nação europeia a introduzir notas como moeda corrente em 1661. Agora, os suecos querem ser pioneiros também na adoção de métodos de pagamentos online.

Na maioria das cidades suecas, os transportes públicos não aceitam mais dinheiro. As passagens são pré-pagas ou adquiridas por meio de mensagens de textos enviadas pelo celular. Uma pequena parcela das empresas, que está em crescimento acelerado, só aceita pagamentos efetuados com cartões de débito e crédito.

Além disso, até mesmo algumas agências bancárias pararam de lidar com notas, focando seus serviços apenas em transações eletrônicas. Qual o resultado desse “boicote” às cédulas? O número de assaltos aos bancos da Suécia caiu de 110 em 2008 para 16 durante o ano de 2011. Os roubos aos serviços de transportes de valores também apresentaram uma redução considerável.

Retirado do Baixaki.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...