O que eu tenho a ver com o câmbio?! - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que eu tenho a ver com o câmbio?!

Muitas pessoas fazem essa mesma pergunta do título do post quando escutam ou lêem nos jornais alguma notícia sobre o câmbio.

Câmbio está longe de ser minha especialidade ou minha opção de leitura ou investimento favorita. Também não me importo muito com ele, porém sei que é extremamente importante analisar os acréscimos e decréscimos da moeda estrangeira (não só porque gosto de teconologia que é, essencialmente, importada dos EUA).



Para que você perceba a importância do câmbio para as pessoas que não gostam ou não precisam comprar produtos importados, não têm a intenção de viajar para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo, nos próximos meses pense (parafraseando o prof Ricardo Cintra): você come produtos que utilizam trigo? Usa produtos derivados do petróleo? Se sim, o câmbio é extremamente importante para você.

Esses produtos citados, assim como outras commodities como: feijão, arroz, carne etc. são cotados em Dólar e isso faz com que o câmbio seja mais importante para você do que sua imaginação permitia perceber.

Se eles são cotados em Dólar, a desvalorização dessa moeda, em relação ao Real, faz com que esses produtos cheguem às suas mesas com um preço mais acessível. Por outro lado, os exportadores brasileiros e outras indústrias não ficam muito felizes com isso porque a competição no ramo de tecnologia, também por exemplo, fica um tanto quanto "desleal", quando falamos em Estados Unidos e China.

Por que eu digo que a concorrência é "desleal"?

Pelo óbvio: Os EUA têm muito mais tecnologia do que o Brasil e a China tem todo aquele "problema" de mão de obra barata e outros fatores que fazem com que os produtos cheguem ao Brasil com preços menores que os nacionais. Então, para os exportadores, a desvalorização do Dólar em relação ao Real é ruim, pois eles agora competem com preços equivalentes aos dos produtos norte-americanos e preços mais altos do que dos produtos chineses.

Então, o que você tem a ver com o câmbio?

Veja algumas matérias e notícias recentes sobre o câmbio e o seu impacto na economia:


1. Tudo muito explicadinho: o dólar
2. Brasil quer que OMC reconheça impacto do câmbio sobre o comércio
3. Brasil adota câmbio flutuante há 12 anos
4. Impacto do câmbio sobre IPCA será limitado, diz Itaú Unibanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate