CAPES Recomenda Doutorado em Administração do PPGA/UFPB - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CAPES Recomenda Doutorado em Administração do PPGA/UFPB

A CAPES divulgou ontem o resultado da Avaliação de Cursos Novos pelo Comitê Técnico-Científico – CTC e recomendou o Doutorado em Administração com Conceito 4. (Maiores informações: http://www.capes.gov.br). No ano em que comemora os seus 35 anos de fundação, o Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA passa a ofertar, a partir de 2012, os Cursos de Mestrado Acadêmico em Administração – CMA e o Curso de Doutorado em Administração – CDA. O Curso é o quinto a ser ofertado em toda a Região Nordeste.

Criado em 1976, o PPGA é um dos mais tradicionais programas de pós-graduação brasileiros em Administração, e um dos primeiros cursos de pós-graduação criados na UFPB. Alguns dados demonstram a importância do PPGA/UFPB na comunidade acadêmica nacional nas últimas três décadas: (1) foi pioneiro em algumas importantes iniciativas de cooperação institucional em nível nacional e internacional, como exemplifica o fato de ser o primeiro signatário do Programa Capes/Cofecub (Comité Français de Coopération Interuniversitaire avec Le Brésil); (2) formou mais de 480 mestres e 20 doutores em diversas linhas de pesquisa, como Organizações e Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing, Estratégia e Finanças; e (3) alguns de seus docentes foram e continuam sendo prestigiados por entidades brasileiras e do exterior, sobretudo em termos de participação em comitês e premiação em eventos acadêmicos. Ademais, a relevante atuação do PPGA em seus 35 anos de existência pode ser comprovada pela qualificação de seus egressos que, hoje, atuam como docentes e pesquisadores em reconhecidas universidades e no próprio programa, bem como profissionais em órgãos públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor.

Sobre o Curso de Doutorado em Administração

O Curso de Doutorado em Administração tem como área de Concentração Administração e Sociedade, que pretende promover o desenvolvimento do ensino, do estudo e da pesquisa em temas que envolvem as articulações do conhecimento em administração com a sociedade e da sociedade com o conhecimento em administração. A concentração adotada prescreve que os estudos realizados tenham intenção prioritária em desenvolver conhecimentos de administração voltados ao interesse social, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades gerenciais de organizações governamentais, sociais e empresariais. O Curso abrange três linhas de pesquisa, com ênfases em determinadas subáreas do conhecimento da Administração e que caracterizam o campo de atuação do curso e sua ênfase em estudos que priorizem os vínculos entre a Administração e a Sociedade. São elas:
Linha 01: Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade
Linha 02: Informação e Mercado
Linha 03: Marketing e sociedade

Um dos diferenciais do curso envolve a organização acadêmica, estruturada em quatro eixos de formação: Formação em metodologia, Formação em conteúdo, Formação em prática de pesquisa e Formação didática. A previsão de abertura das inscrições do processo seletivo da primeira turma do Curso de Doutorado está prevista para Abril e o inicio das aulas para Agosto de 2012. Serão ofertadas 09 (Nove) vagas distribuídas nas três linhas de pesquisa do Curso.

Fonte: PPGA/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate