Stakeholder perceptions of IFRS utility - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Stakeholder perceptions of IFRS utility



O principal objetivo da tese de doutorado de Cristiane Benetti, defendida dia 20 de junho, foi determinar como os indivíduos envolvidos no processo de contábil veem o papel da informação contábil em um ambiente econômico, onde os mercados de capitais são dominantes. O estudo também tenta determinar se os International Financial Reporting Standards (IFRS) desempenham uma parte no cumprimento desse papel.

Para este fim, a autora comparou as percepções dos agentes financeiros, analistas financeiros e auditores de dois ambientes de mercado bem diferentes, usando a Europa como variável para mercados de capitais bem desenvolvidos e o Brasil como variável para um mercado de capitais menos desenvolvido.

Através dessa pesquisa, a autora identifica se os produtores de informações contábeis (diretores financeiros), os usuários dessas informações (os analistas financeiros) e os verificadores da informação contábil (auditores) compartilham a mesma opinião sobre a utilidade e os objetivos do processo de contabilidade financeira.

A realização do estudo em vários países é um meio potencial para determinar se, e como, o ambiente econômico afeta as opiniões dos usuários das informações contábeis. O instrumento de pesquisa foi validado em três idiomas (francês, inglês e português) e aplicado em seis grupos de países (um para o Brasil, quatro diferentes grupos para os paises europeus e um para outros participantes voluntários). Foi utilizada a estatística descritiva e análise de correspondência múltipla (ACM) para a análise e interpretação dos resultados. Nossos resultados sugerem que a atividade dos nossos participantes (analista financeiro, auditor ou diretor financeiro) produz menos interferência em seu comportamento ou opinião do que o país que eles trabalham.

Doutorado Contabilidade

Cristiane Benetti
Tema: Stakeholder perceptions of IFRS utility
Orientador: Prof. Dr. Iran Siqueira Lima
Comissão: Profs. Drs. Luiz Paulo Lopes Fávero, Pascal Dumontier, Richard Saito, Bernand Raffournier e Charles Eric Jean G. Piot.

Fonte: FEA-USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate