Brasil é último colocado em número de graduados - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brasil é último colocado em número de graduados

Pesquisa realizada em 36 países sobre o número de graduados entre 25 e 64 anos avaliou o número de graduados de cada população, em percentual.



Nosso país tem a impressionante marca de 11% da população com diploma de graduação. Isso porque, pelo menos aqui em João Pessoa, nós temos um número muito grande de Faculdades e Universidades particulares. Imagino se não houvesse, como é que o nosso Estado colocaria a população em nível superior e qual seria essa nossa porcentagem.

Fazendo uma comparação com a Rússia, por exemplo, que tem 54% da população com as mesmas características com o canudo de nível superior (390% maior que a do Brasil) e PIB apenas 37% menor.

Claro que temos que avaliar também o nosso mercado. Aqui na Paraíba, os concursados sustentam o estado. Os estudantes saem do ensino médio pensando em fazer concurso, outros preferem entrar numa faculdade onde possa auxiliar sua vida de concurseiro. O ensino superior, de fato, com ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO é deixado para lá, para os outros países ou outros pólos universitários.

É necessário que haja uma maior valorização dos profissionais de nível superior e que esses 11% tenham o devido reconhecimento. Deve haver uma reestruturação cultural, para depois cobrar um aumento no número de brasileiros com o diploma.

Fonte: Administradores e Logística Descomplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate